natureza


______________________________ Um pouco de Ecologia

No Sul do Brasil, mais precisamente na região Norte-Nordeste Catarinense, coordenadas: Latitude: 26º14´7´´ / Longitude: 48º38´4´´, está localizado um dos mais relevantes ecossistemas marinhos do hemisfério Sul, denominado de Complexo Hídrico Babitonga. 
A Baía da Babitonga, como é popularmente conhecida, abrange seis Municípios: Garuva, Itapoá, Barra do Sul, Joinville, Araquarí e São Francisco do Sul, apresentando importância socioambiental indispensável a quase um milhão de pessoas que habitam a respectiva ecoregião.
O clima é caracterizado por verão quente e chuvoso; com temperatura média de 21ºC. Nos dias mais quentes o termômetro registra temperaturas acima de 37º. No inverno raramente a temperatura atinge marcas inferiores a 10ºC. Outono e primavera são amenos. A média pluviométrica anual varia entre 1.400 e 2.000 mm. A unidade média do ar é de 84%.


A cobertura vegetal predominante consiste em duas unidades florísticas fundamentais: formações pioneiras sob influência marinha (restinga e herbácea), flúvio-marinha (mangue), fluvial (herbácea); a mais abrangente na área, e floresta ombrófila densa (floresta atlântica); como cobertura vegetal de morros das região.
Sobre as dunas litorâneas a vegetação dominante é a restinga, composta por guamirius, aroeira-vermelha e butiazeiro,dentre outras espécies.
80% dos manguezais de Santa Catarina estão na Babitonga, desenvolvendo-se nos rios e em regiões de menor atitude que sofrem influência da maré. As espécies mais encontradas são o mangue-branco e o mangue-vermelho.

Em síntese, a Baía da Babitonga é um grande berçário natural para inúmeras espécies, que utilizam suas águas bem abrigadas a fim de nutrirem-se e reproduzirem-se.
Espécies raras de encontrar atualmente no litoral brasileiro, como os mamíferos aquáticos (toninhas), tartarugas marinhas, os carnguejos-uçá e uma variedade imensa de aves são os habitantes naturais deste belíssimo ecossistema, identificado pelo IBAMA como área de extrema relevância ecológica. Que como tal, deve ser bem conservado para as futuras gerações.
Grande parte da pesca realizada na plataforma costeira do Sul do Brasil depende da produção fornecida pelo estuário. Fator esse que impede a pesca em grande escala no interior da Baía sendo que, mesmo assim, garante a susbsistência de mais de mil famílias de pescadores artesanais, os quais vivem tradicionalmente da atividade, sem sobre-explorar os estoques pesqueiros.