segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

INSTITUTO ECOCIENTE INVESTE NO TURISMO FRANCISQUENSE



É com o intuito de suprir com a demanda de informações turísticas no Município que o Instituto Ecociente – Instituto Ecoturístico de São Francisco do Sul lançou, através do Jornal O Ilhéu, encarte divulgando os atrativos da Cidade para esta temporada, com a finalidade de oportunizar aos visitantes (veranistas, público do Barco príncipe e passageiros dos navios de cruzeiros) orientação escrita e conhecimento para uma melhor estada. 

Para o Instituto Ecociente, que desde 2006 atua em projetos voltados para o fomento do turismo francisquense, a informação representa a matéria-prima primordial ao adequado desenvolvimento da atividade, afinal quando o visitante chega à sua destinação turística, a primeira coisa que ele procura é informação sobre o local. Para quem desconhece a importância da informação turística, é relevante salientar que a falta desta acarreta perda de tempo e dinheiro, o que gera transtornos e insatisfação do visitante em relação ao local visitado. 

“A informação tem uma grande importância para o setor turístico. Mesmo quando já chegaram a seu destino, os turistas precisam de informação. As informações devem ser fornecidas de maneira a evitar riscos emocionais e financeiros aos turistas. Apesar do constante aumento do tempo livre, as férias anuais são o principal espaço temporal para viagens. Caso ocorram problemas em seus momentos de férias, psicologicamente, o visitante fica abalado e – possivelmente – não retorna àquela localidade.“ (Revista de Estudos Turísticos – Edição 18 – Junho de 2006 – Autor: Vinícius de Lucca Filho, Assessor Especial de Eventos do Instituto Federal de Santa Catarina)    

Segundo o Coordenador Presidente do Instituto Ecociente e Editor Responsável do Jornal O Ilhéu, Alisson Brito, os primeiros passos para o turismo francisquense estão sendo dados e ainda tem tudo para ser feito, o que representa grande desafio para o Município transformar São Francisco em referência do turismo qualificado nacional e internacional. “Em potencial temos todas as qualidades para desenvolver o turismo francisquense e precisamos investir em bons projetos para que esta realidade possível venha a se concretizar, principalmente, ao considerar que o turismo bem feito representa geração de novos empregos, distribuição de renda e intercâmbio cultural, o que serve para elevar a qualidade-de-vida local”, ressalta Alisson Brito. “Nosso sonho é que São Francisco venha a ser, de fato, o que está gravado no seu Hino que diz: Do Turismo tu és Capital, e, neste sentido, nós, do Instituto Ecociente, estamos fazendo a nossa parte”, conclui.