terça-feira, 19 de abril de 2011

MAIS UMA TARTARUGA MARINHA MORTA NO PAULAS

Em menos de um mês, mais uma tartaruga marinha morta é econtrada no Paulas (Praia dos Ingleses), sem marcas aparentes de agressões feitas por redes de pesca ou motor de embarcações, o que sugere a ingestão de SUBSTÂNCIA TÓXICA, provavelmente, proveniente do Porto de São Francisco do Sul.  



by Keila Priscila

Uma coisa é certa, algo de muito errado vem ocorrendo na localidade afetada pela Zona Portuária Central (Porto Organizado/Porto Público/Terminal Privado TESC) de modo a ocasionar  MORTE da vida aquática e de espécies em extinção; como é o caso das tartarugas marinhas. É óbvio que se a fauna vem sofrendo agressão e o mar vem sendo poluído, a vida humana também corre risco, pois muitas pessoas tiram seus sustentos deste ambiente. Sem contar os trabalhadores portuários que trabalham em contato direto com essas cargas perigosas no interior do porto e da empresa operadora portuária TESC.  

O acontecido reforça a tese do Instituto Ecociente de que deve haver um rigoroso controle ambiental na referida Zona Portuária Central (Porto Organizado/Porto Público/Terminal Privado TESC), considerada de alto impacto ambiental em potencial pela legislação ambiental nacional e que, no momento, a discussão de novo Porto na Laranjeiras tem papel secundário, haja vista que a atenção tem de estar concentrada em frear imediatamente a poluição criminosa na Zona Portuária Central. 

A situação na região central é emergencial e calamitosa para as espécies marinhas e a qualidade-de-vida da população francisquense que, em grande parte, reside nesse núcleo urbano. Acreditamos inclusive, que a atenção pode estar sendo desviada propositalmente para a área da Laranjeiras por supostos "ambientalistas", estes de conveniência, cujos possuem seus interesses econômicos centrados na Zona Portuária Central (Porto Organizado/Porto Público/Terminal Privado TESC), caso contrário não estariam cruzando os braços para tal situação inconcebível.


SOS BABITONGA SIGNIFICA:

NÃO AO PORTO DA LARANJEIRAS! NÃO AO AMBIENTALISMO DE CONVENIÊNCIA! NÃO AO CRIME SOCIOAMBIENTAL DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL!

SIM AO DIREITO CONSTITUCIONAL DE ÁGUAS PURAS, AR RESPIRÁVEL E A DIGNIDADE DA VIDA HUMANA!

TEMOS O PLENO DIREITO E A LIBERDADE DE MANIFESTAR O NOSSO REPÚDIO E INDIGNAÇÃO AOS PROMOTORES DA MORTE E VAMOS MANTER FIRME NOSSA POSIÇÃO, DOA A QUEM DOER!!!!