Em 20 de Maio de 2011, estivemos na Escola Municipal Morro da Cruz, situada na localidade do mesmo nome, realizando uma dinâmica com os professores no período matinal, à convite da Diretora, Senhora Marcia Correa Scherer, sobre ecologia e sustentabilidade.
O encontro foi muito produtivo e debateu-se, primordialmente, o papel e a importância da Escola no contexto comunitário como agente de mudanças e incentivador da adoção de práticas sustentáveis no Bairro.
Ficou decido que alunos e professores trabalharão num mapeamento social, cultural, ecológico e econômico junto à comunidade e a localidade do Morro da Cruz, afim de se conhecer melhor as famílias, a história, os recursos naturais e as atividades econômicas do local.
A Escola pretende atuar como um núcleo de novas práticas sustentáveis, aplicando-se estratégias de reutilização do lixo, do óleo de cozinha, fabricação artesanal de sabãos, produtos artesanais, reciclagem de papel, hortas orgânicas, incentivo à leitura, etc.
Para o Instituto Ecociente, participar de tais eventos é muito satisfatório, pois quando a educação ambiental é realizada de forma espontânea e qualitativa a possibilidades em se obter resultados práticos efetivos é bem maior, afinal a motivação também é maior.
O encontro foi muito produtivo e debateu-se, primordialmente, o papel e a importância da Escola no contexto comunitário como agente de mudanças e incentivador da adoção de práticas sustentáveis no Bairro.
Ficou decido que alunos e professores trabalharão num mapeamento social, cultural, ecológico e econômico junto à comunidade e a localidade do Morro da Cruz, afim de se conhecer melhor as famílias, a história, os recursos naturais e as atividades econômicas do local.
A Escola pretende atuar como um núcleo de novas práticas sustentáveis, aplicando-se estratégias de reutilização do lixo, do óleo de cozinha, fabricação artesanal de sabãos, produtos artesanais, reciclagem de papel, hortas orgânicas, incentivo à leitura, etc.
Para o Instituto Ecociente, participar de tais eventos é muito satisfatório, pois quando a educação ambiental é realizada de forma espontânea e qualitativa a possibilidades em se obter resultados práticos efetivos é bem maior, afinal a motivação também é maior.