terça-feira, 24 de maio de 2011

NOTA OFICIAL EM REPÚDIO A CAMPANHA ECOILHA E MUTIRÃO


 

Em razão de questionamentos referentes a esta entidade não apoiar, promover e/ou divulgar a Campanha Ecoillha – Mutirão de Limpeza da Babitonga, que ocorrerá no próximo dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, emitimos essa Nota Oficial para esclarecimento público.
No entendimento dessa entidade, há uma contradição, acima de tudo moral, em apoiar um evento de mutirão de limpeza da Babitonga nas quais empresas que poluem a Baía (TESC, SCS e FECOAGRO) são as apoiadoras e patrocinadoras deste evento. É ilógico convocar a comunidade e conscientizá-la da importância de se manter limpa e preservada a Baía da Babitonga, mantendo-se o direito de poluir a essas empresas.    
Alertamos a sociedade, como um todo, para que fique atenta a estratégias enganosas de marketing verde barato e não se deixe enganar e ser usada em detrimento de interesses meramente econômicos alheios.
Só para elucidar, comunicamos que hoje há um inquérito civil, investigação do Ministério Público, a partir de denúncias relatadas pelo Instituto Ecociente, em relação à inadequada movimentação de cargas das empresas TESC, SCS e FECOAGRO, no Porto de São Francisco do Sul, que jogam, criminosamente, fertilizantes e barrilha (soda) nas águas da Babitonga, sem qualquer preocupação com as consequências e impactos à vida marinha e saúde dos trabalhadores portuários, bem como pescadores, população e turistas que consomem pescados.
Assim, convocamos a sociedade a celebrar verdadeiramente o Dia Mundial do Meio Ambiente com o boicote da Campanha Ecoilha e o Mutirão de Limpeza da Babitonga, pois não vale à pena continuar limpando a sujeira para debaixo do tapete ou para dentro o mar. O povo precisa de mais respeito, seriedade, dignidade e qualidade-de-vida.


Alisson Brito
Coordenador Presidente
do Instituto Ecociente